Klaus Nomi faria 80 anos hoje. Nascido no dia 24 de janeiro de 1944, Klaus Sperber, conhecido profissionalmente como Klaus Nomi, foi um contratenor alemão conhecido por seu amplo alcance vocal e uma personalidade de palco incomum. Você confere as faixas de Klaus Nomi na programação da FWR.
Nomi era conhecido por suas performances teatrais visionárias, maquiagem pesada, trajes incomuns e um penteado de assinatura altamente estilizado. Suas canções eram igualmente incomuns, variando de interpretações carregadas de sintetizador, ópera clássica e covers de padrões pop dos anos 1960, como The Twist de Chubby Checker e Lightnin 'Strikes de Lou Christie. Ele é lembrado nos Estados Unidos como um dos cantores de apoio de David Bowie para uma apresentação em 1979 no Saturday Night Live.
Nomi também colaborou com o produtor Man Parrish, aparecendo no álbum Hip Hop Be Bop, de Parrish, como vocal de apoio na faixa Six Simple Synthesizers.
O documentário de rock de 1981, Urgh! A Music War, apresenta a performance ao vivo de Nomi de Total Eclipse. Sua performance de Mon cœur s'ouvre à ta voix foi usada para os créditos finais.
Nomi morreu em 1983 aos 39 anos em consequência de complicações da AIDS. Ele foi uma das primeiras figuras conhecidas da comunidade artística a morrer da doença.
Em 2001, a dupla pop alemã Rosenstolz e o cantor inglês Marc Almond gravaram uma versão cover de Total Eclipse. O Garbage usou sua música Valentine's Day como base para seu Beloved Freak de 2012.