Tommy Ramone faria 75 anos hoje. Nascido no dia 29 de janeiro de 1949, Thomas Erdelyi, conhecido profissionalmente como Tommy Ramone, foi o baterista do Ramones durante os primeiros quatro anos da banda. Você confere as faixas do Ramones na programação da FWR.
Quando os Ramones se juntaram pela primeira vez, com Johnny Ramone na guitarra, Dee Dee Ramone no baixo e Joey Ramone na bateria, Erdelyi deveria ser o empresário, mas, embora ele nunca tenha tocado bateria antes, foi escolhido como baterista quando Joey se tornou o vocalista, depois de perceber que não conseguia acompanhar os andamentos cada vez mais rápidos dos Ramones. "Tommy Ramone, que estava nos gerenciando, finalmente teve que se sentar atrás da bateria, porque ninguém mais queria", Dee Dee lembrou mais tarde.
Ele permaneceu como baterista de 1974 a 1978, tocando e coproduzindo os três primeiros álbuns, bem como o álbum ao vivo It's Alive. Seu último show como baterista dos Ramones foi no evento beneficente Johnny Blitz no CBGB's em Nova York, em 1978.
Em uma entrevista de 2007 à BBC, Ramone disse que a banda foi fortemente influenciada pelos anos 1970, a banda de glam rock New York Dolls, pelo cantor e compositor Lou Reed e pela figura da pop-art Andy Warhol. Ele disse: "A cena que se desenvolveu no CBGB não era [para] uma banda adolescente ou de garagem; havia um elemento intelectual e era assim para os Ramones".
Tommy Ramone foi substituído na bateria em 1978 por Marky Ramone, mas lidou com o gerenciamento da banda e coprodução de seu quarto álbum, Road to Ruin, ele mais tarde voltou como produtor do oitavo álbum, Too Tough to Die, de 1984.
Ramone morreu em sua casa em Nova York em 11 de julho de 2014, aos 65 anos. Ele recebeu cuidados paliativos após tratamento malsucedido para conter um câncer no ducto biliar.