Lloyd Cole é um dos aniversariantes do dia. Nascido no dia 31 de janeiro de 1961, Lloyd Cole é conhecido por ser o vocalista do Lloyd Cole and the Commotions de 1984 a 1989, e por seu trabalho solo subsequente. Você confere as faixas do Lloyd Cole and Commotions e Lloyd Cole na programação na FWR.r
A estreia de The Commotions em 1984, Rattlesnakes, continha referências literárias e da cultura pop. O grupo produziu mais dois álbuns, Easy Pieces e Mainstream, antes de se separar em 1989, quando Cole se mudou para NY e gravou com vários artistas.
A carreira solo começou com Lloyd Cole (1990) e Don't Get Weird on Me Babe (1991). Embora alguns críticos tenham afirmado que Don't Get Weird on Me Babe (o título é uma citação do escritor minimalista americano Raymond Carver) seja o seu pico criativo, produziu significativamente menos vendas de discos.
Sua canção Downtown foi apresentada no filme Bad Influence (1990), enquanto Pay For It fez parte da trilha sonora de When The Party 's Over.
Cole continuou redefinindo seu som com Bad Vibes (1993), usando um som mais pesado. Love Story (1995) estabeleceu uma sonoridade acústica com a ajuda de Stephen Street (conhecido por seu trabalho com Blur e The Smiths) e o ex-Commotion Neil Clark; o álbum produziu um pequeno sucesso, Like Lovers Do, proporcionando a Cole uma aparição nos anos 90 no Top of the Pops.
A música do álbum Let's Get Lost seria mais tarde usada no filme Danny Deckchair (Jeff Balsmeyer, 2003).
Em 1997 e 1998, Cole tocou com alguns músicos de Nova York sob o nome de The Negatives, chegando a lançar um CD homônimo.
Um novo álbum, Guesswork, foi lançado em 2019 pela earMUSIC. O álbum com som eletrônico contou com contribuições de Fred Maher e os ex-Commotions Blair Cowan e Neil Clark.