Dwyane Goettel faria 60 anos hoje. Nascido no dia 1 de fevereiro de 1964, Dwayne Rudolph Goettel é mais conhecido por seu trabalho no Skinny Puppy. Você confere as faixas do Skinny Puppy na programação da FWR.
Goettel conheceu Darrin e Stephen Huss em 1982 e juntos formaram a banda Psyche, uma das poucas bandas eletrônicas da cidade de Edmonton, Canadá. Ele também esteve envolvido com as bandas Voice e Water.
Goettel conheceu o Skinny Puppy em 1985 quando o Water abriu para a banda como parte de sua turnê Bites. Ele ficou impressionado com a performance de cEvin Key e os dois tornaram-se amigos. Key o convidou para integrar o Skinny Puppy depois da saída de Bill Leeb.
Goettel se juntou ao Skinny Puppy em 1986. Pianista com formação clássica, ajudou a ampliar o som da banda com seu amplo conhecimento de equipamentos e samples. Ele também ajudou cEvin Key em vários projetos paralelos, como The Tear Garden e Doubting Thomas, e fez parte da formação da banda experimental Download.
Goettel também criou a gravadora independente Subconscious Communication.
Em 1993, o Skinny Puppy mudou-se para Los Angeles para produzir seu oitavo álbum, The Process. A produção foi prejudicada pelo uso desenfreado de drogas e brigas internas, e foi interrompida em 1995, quando o vocalista Nivek Ogre saiu da banda. Goettel e Key, na tentativa de resgatar o álbum, voltaram ao Canadá. Goettel foi para a reabilitação devido ao vício em drogas e voltou a morar com seus pais.
Em 23 de agosto de 1995, Goettel foi encontrado morto aos 31 anos na casa de seus pais, ele morreu de overdose de heroína. O disco Process foi finalmente concluído e lançado em sua memória.
Em 2010, a banda Psyche lançou o álbum Re-membering Dwayne, que trazia músicas que o grupo havia gravado enquanto Goettel era integrante.