Lee Ranaldo é outro aniversariante do dia. Nascido no dia 3 de fevereiro de 1956, Lee Mark Ranaldo é cofundador do Sonic Youth.
Você confere as faixas do Sonic Youth na programação da FWR.
Depois de passar por várias bandas, Ranaldo ingressou na orquestra de guitarras de Glenn Branca. Na orquestra, além de tocar guitarra elétrica, ele também tocou algumas das guitarras harmônicas que Branca projetou e construiu sozinho.
Em 1981, ele se juntou brevemente à banda Plus Instruments que lançando o álbum Februari - April '81. Após o lançamento do disco, Ranaldo deixou a banda e começou o Sonic Youth com Thurston Moore e Kim Gordon..
Em 1987, Ranaldo lançou seu primeiro álbum solo, From Here to Infinity. Entre os seus discos solo esta o álbum Dirty Windows de 1998, uma coleção de textos falados com música.
Ranaldo lançou vários livros que incluem arte e fotografia de Leah Singer, entre eles Drift, Bookstore, Road Movies e Moroccan Journal: Jajouka Excerpt (um livro completo de escritos sobre viagens e música marroquina). Ranaldo também publicou Jrnls80s, bem como um livro de poemas, Lengths & Breaths, com fotografia de Cynthia Connolly. Seu livro de poesia mais recente, Against Refusing, foi publicado em 2010 com capa de Leah Singer.
Suas obras visuais e sonoras foram exibidas em galerias e museus em várias cidades do mundo.
Depois que o Sonic Youth entrou em um hiato em 2011, ele lançou Between the Times and the Tides no início de 2012. O álbum foi o primeiro com seu próprio nome a apresentar canções pop rock vocais relativamente diretas.
Ranaldo também produziu álbuns para bandas como Babes in Toyland, You Am I, Magik Markers, Deity Guns e Kleg.
Em 2019 ele foi o curador de uma série de concertos na Fondation Feltrinelli, Itália, sob o nome de Natural Disruptors.