Steve Bronski faria 64 anos hoje. Nascido dia 7 de fevereiro de 1960, Steve Bronski foi um dos fundadores do Bronski Beat. Você ouve as faixas do Bronski Beat na FWR.
A banda foi formada em 1983 quando Jimmy Somerville, Steve Bronski e Larry Steinbachek dividiram um apartamento em Londres. Steinbachek ouviu Somerville cantando e sugeriu que fizessem algumas músicas.
O trio estava insatisfeito com a natureza inofensiva dos artistas gays e procurava ser mais franco e político.
O single de estreia, Smalltown Boy, sobre um adolescente gay foi um sucesso, chegando ao nº 3 no UK Singles Chart.
O single seguinte, Why?, foi mais liricamente focado no preconceito antigay. Ele também alcançou o status de Top 10 no Reino Unido.
Em 1984, o trio lançou um álbum The Age of Consent. A capa interna listava as diferentes idades de consentimento para sexo gay em diferentes nações ao redor do mundo. O álbum alcançou o nº 4 na UK Albums Chart, 36 nos EUA e 12 na Austrália.
O 3º single foi um revival de It Ain't Necessarily So, clássico de George e Ira Gershwin (de Porgy and Bess). A música questiona a exatidão dos contos bíblicos.
Com a saída de Somerville para formar o The Communards, o Bronski Beat recrutou o vocalista John Foster (Jon Jon). e lançou o álbum Truthdare Doubledare,(1986).
Em 2007, Steve Bronski remixou a canção Stranger to None da banda All Living Fear.
Em 2016, Steve Bronski se juntou novamente a Ian Donaldson, com o objetivo de trazer a banda de volta e em 2017, o novo Bronski Beat lançou uma versão reformulada de Age of Consent intitulada Age of Reason.
Out & About, o álbum inédito do Bronski Beat (1987), foi lançado em versão digital no site de Steve Bronski.
Bronski teve um derrame em 2018 que limitou sua mobilidade. Ele morreu por inalação de fumaça em um incêndio em sua casa no Soho, Londres, em 7 de dezembro de 2021, aos 61 anos.