Billy Corgan é um dos aniversariantes do dia. Nascido no dia 17 de março de 1967, William Patrick Corgan é o vocalista, compositor, guitarrista e único integrante permanente do Smashing Pumpkins. Você confere as faixas do Smashing Pumpkins na programação da FWR.
Formado por Corgan e o guitarrista James Iha em Chicago, 1988, o Smashing Pumpkins ganhou força com a adição da baixista D'arcy Wretzky e do baterista Jimmy Chamberlin. Sucesso em vendas de álbuns e turnês em grande escala impulsionaram a fama crescente da banda na década de 1990 até sua separação em 2000.
Corgan começou uma nova banda chamada Zwan, e após sua separação ele lançou um álbum solo, The Future Embrace (2005), e uma coleção de poesia, Blinking with Fists, antes de retornar com o Smashing Pumpkins.
A nova versão, consistindo de Corgan e um revezamento constante na formação, lançou e fez turnês dos novos álbuns extensivamente desde 2007.
Em outubro de 2017, Corgan lançou Ogilala, seu primeiro álbum solo em mais de uma década. Seu último álbum, Cotillions, foi lançado em novembro de 2019.
No final de 2020, Corgan anunciou que a banda começaria a trabalhar em outro álbum duplo para lançamento em 2021, embora o ano tenha passado sem o lançamento. O disco seria como uma continuação das histórias abrangentes dos albuns Mellon Collie e Machina/The Machines of God. O álbum foi oficialmente revelado com o título Atum: A Rock Opera in Three Acts em 19 de setembro de 2022.
Quando questionado sobre suas influências, Corgan respondeu: "Com oito anos de idade coloquei o disco do Black Sabbath e minha vida mudou para sempre. Parecia tão pesado. Isso sacudiu os ossos. Eu queria essa sensação. Com Bauhaus e The Cure, foi a capacidade de criar um clima e uma atmosfera. O ar fica mais pesado. Com Jimi Hendrix foi a habilidade de traduzir esse outro nível de guitarra. Cheap Trick foi uma influência vocal. Embora Tom Petersson uma vez me tenha dito que Rick Nielsen nos chamou de desafinados e não melódicos".