Richard H. Kirk (Cabaret Voltaire) - 21 de março de 1956
Músicos / Artistas
Publicado em 21/03/2024

Richard H. Kirk faria 68 anos hoje. Nascido em 21 de março de 1956, Richard Harold Kirk foi integrante do Cabaret Voltaire. Você confere as faixas do Cabaret Voltaire na programação da FWR.

Embora o Cabaret Voltaire tenha começado como uma uma banda na linha experimental industrial de nomes como Throbbing Gristle e Einsturzende Neubauten, o grupo acabou penetrando no contexto mais pop, mantendo a vantagem da distopia e isolamento no cerne de seus trabalhos anteriores.

O trabalho solo de Kirk evoluiu em linhas semelhantes. Sua paleta estilística, principalmente house, techno e ambiente, e seu status como um elemento fixo dos primeiros dias do selo Warp apontou Kirk como um evangelista do "techno inteligente". Sua afeição pela percussão e temática tribal conecta seus vários trabalhos.

Seu primeiro disco solo, Disposable Half-Truths, foi lançado em 1980.

Em 1987, Kirk e Peter Hope lançaram pela Wax Trax! o álbum Hoodoo Talk. O Cabaret Voltaire continuou lançando material novo, e mudou sua direção inspirada pelo techno e house, influências que também figuraram nos projetos solo e colaborativos de Kirk.

Em 1989, o CV se juntou aos integrantes do Ministry e formou o Acid Horse para lançar um único single, "No Name, No Slogan". Já a dupla Sweet Exorcist, formada em 1990 por Richard Kirk e Richard Barratt (DJ Parrot), lançou alguns dos primeiros (e mais influentes) singles da Warp.

Durante a década de 1990, sua produção solo aumentou consideravelmente, principalmente depois do fim do Cabaret Voltaire (1994).

Kirk reformou o Cabaret Voltaire em 2014 como o único integrante remanescente, apresentando-se esporadicamente com material totalmente novo, mais parecido com seu trabalho solo do que a produção da encarnação original.

Kirk faleceu em 21 de setembro de 2021, aos 65 anos.

 

Comentários