Holger Czukay faria 86 anos hoje. Nascido no dia 24 de março de 1938, Holger Schüring foi um músico e cofundador do Can. Você confere as faixas do Can na programação da FWR.
Descrito como "transpondo com sucesso a lacuna entre o pop e a vanguarda", Czukay também se destacou por ter criado exemplos importantes de música ambiente, por ter explorado a world music muito antes de o termo ser usado e por ter sido um pioneiro na arte do sampling.
Czukay formou no início de 1968, o grupo Inner Space. Rapidamente renomeado para Can, lançaram seu primeiro álbum, Monster Movie, em 1969, o primeiro de uma série de álbuns visionários que estabeleceram a banda como um dos artistas verdadeiramente seminais do período. Ao mesmo tempo, Czukay se juntou a Rolf Dammers para lançar um LP intitulado Canaxis 5, instituindo técnicas de samples primitivas (obtidas com emendas de fita) o álbum posicionou Czukay como um dos primeiros defensores da apropriação da world music.
Após o álbum Flow Motion de 1976, o Can se desfez, e três anos depois Czukay lançou seu primeiro trabalho solo, Movies. Além de elogios da crítica, o disco ganhou considerável interesse em toda a comunidade musical, e Czukay começou a trabalhar em uma série de projetos externos: além de tocar na estreia do Eurythmics em 1981, no álbum In the Garden.
Em 1988, ele se juntou a David Sylvian para lançar os adoráveis álbuns Plight and Premonition e Flux + Mutability. No mesmo ano, Czukay reformou o Can para gravar um novo LP, Rite Time.
Outras colaborações incluem U.N.K.L.E., Brian Eno, Akira S e as Garotas que Erraram e Trio, banda alemã Neue Deutsche Welle.
Czukay morreu por causas naturais em setembro de 2017, no dia 05, aos 79 anos; seu corpo foi encontrado em seu apartamento em Weilerswist, na Alemanha.