Renato Russo (Legião Urbana) - 27 de março de 1960
Músicos / Artistas
Publicado em 27/03/2024

Renato Russo faria 64 anos hoje. Nascido no dia 27 de março de 1960, Renato Manfredini Júnior foi o líder, vocalista e fundador da Legião Urbana. Você confere as faixas do Legião Urbana na programação da FWR.

Após se recuperar de uma doença que o acometia na época (Epifisiólise), o jovem Renato descobre e começa a participar do movimento punk de Brasília. Em uma das reuniões, Renato conhece André Pretorius, com quem decide formar uma banda em 1978, o Aborto Elétrico, mas depois de varias discussões entre os integrantes, em 1982, foi decretado o fim da banda.

Ao abandonar definitivamente o Aborto Elétrico, Renato Russo passou a fazer trabalhos solo como Trovador Solitário.

Renato adotou o sobrenome artístico "Russo" em homenagem ao inglês Bertrand Russell, ao suíço Jean-Jacques Rousseau e ao francês Henri Rousseau.

A Legião Urbana surgiu quando Renato se juntou a Marcelo Bonfá e mais tarde Dado Villa-Lobos entrou como guitarrista. Uma gravação demo chegava às mãos de executivos da EMI. Nesta fase, a banda contou com o importante apoio de Herbert Vianna, do Paralamas do Sucesso.

Assim, a Legião Urbana foi contratada para lançar seu primeiro álbum homônimo nos primeiros dias de 1985. Nessa época, o músico Renato Rocha, o “Negrete”, passa a integrar a banda como baixista, posto antes ocupado por Renato Russo. A partir dali nasceriam discos marcantes e grandes sucessos.

Em 1993 Renato iniciou sua carreira solo e lançou The Stonewall Celebration Concert (1994), disco cujo nome é referência ao bar nova-iorquino onde, em 1969, gays se rebelaram contra a ação política.

Renato morreu em 11 de outubro de 1996 com apenas 36 anos por broncopneumopatia, septicemia e infecção urinária, consequências do HIV. Ele descobriu a doença em 1989, mas nunca assumiu publicamente ser portador.

 

Comentários