Billy Mackenzie faria 67 anos hoje. Nascido no dia 27 de março de 1957, William MacArthur Mackenzie foi o cofundador e vocalista do The Associates. Você confere as faixas do The Associates na programação da FWR. MacKenzie conheceu Alan Rankine na Escócia e em 1976 formou a banda Ascorbic Ones, em 1979 passou a se chamar The Associates.
Rankine deixou os Associates em 1982, mas MacKenzie continuou a trabalhar com o nome até lançar seu álbum solo, Outernational, em 1992.
Mackenzie colaborou com muitos artistas ao longo de sua carreira. Ele teve uma parceria frutífera com Paul Haig em 1986. Em 1987, ele escreveu letras para duas faixas do quinto álbum do Yello, Sua última gravação foi Pain in Any Language, com o grupo de música eletrônica Apollo 440.
Depois de terminar o trabalho no que teria sido seu álbum de retorno, Beyond The Sun , em 22 de janeiro de 1997, Mackenzie tomou uma overdose de uma combinação de paracetamol e medicação prescrita, acredita-se que a depressão e a morte de sua mãe tenham contribuído para o suicídio. Ele tinha 39 anos.
Ele foi o tema de uma biografia de Tom Doyle, The Glamour Chase, em 1998.
Siouxsie Sioux escreveu a música Say, revelando na letra que eles iriam se encontrar pouco antes de sua morte. A canção foi lançada como single pelos Creatures em 1999, alcançando o nº 72 no UK Singles Chart. A canção Cut Here do The Cure de 2001, escrita por Robert Smith, um amigo de Mackenzie, é sobre o arrependimento que Smith sentiu ao ver Mackenzie algumas semanas antes de sua morte nos bastidores de um show do Cure, e não dar a ele a devida atenção em seu "precioso espaço de tempo".
Para seu álbum Medúlla, a cantora islandesa Björk considerou cantar um dueto além túmulo com Mackenzie usando gravações dadas a ela por seu pai, mas acabou desistindo.