Em setembro de 1983 chegava às lojas Hard, quarto álbum de estúdio do Gang of Four. Você confere as faixas de Gang of Four na programação da FWR.radio.
A banda esperava girar a magia mais uma vez com seu canto do cisne de 1983. O último álbum de estúdio que a banda gravou antes de se desintegrar em 1984.
Hard foi atacado por críticos e fãs, ambos os lados avessos à incursão em um território mais leve e dançante.
Sim, é verdade que, em 1983, a banda havia abandonado a mordida e a saliva que impulsionaram suas letras antes politicamente carregadas. Sim, também é verdade que este álbum serpenteia em águas mais suaves do que os discos anteriores e que Jon King e Andy Gill haviam crescido um pouco.
Depois da discoteca sexuada de I Love a Man in Uniform do anterior Songs of the Free, que provou ser um dos maiores sucessos dos clubes de 1982, Hard veio repleto de faixas dançantes na linha como Woman Town, A Man With a Good Car e a hiperbalada Is It Love. O disco não vendeu tanto, mas atendeu a uma nova geração de fãs que tinham pouco tempo para se preocupar com o ressecamento da sociedade.
Hard pode ter perdido a maioria de seus fãs mais fiéis, mas ainda assim o Gang of Four conseguiu deixar um álbum corajoso por romper com tudo e todos a favor de um pop mais leve que tem lá seu charme e sua elegância.