No dia 7 de setembro de 1979 era lançado The Pleasure Principle, primeiro álbum de estúdio do Gary Numan. Você confere as faixas do Gary Numan na programação da FWR.radio.
Lançado cerca de seis meses após Replicas (1979), o segundo álbum com sua banda Tubeway Army alcançou o número 1 no Reino Unido.
Em The Pleasure, Numan abandonou completamente a guitarra elétrica. Essa mudança, associada ao uso frequente de percussão sintética, produziu o som mais puramente eletrônico e robótico de sua carreira.
Além do sintetizador Minimoog empregado em seu álbum anterior, Numan fez uso liberal do teclado Polymoog. Outros truques de produção incluem grandes quantidades de flanger, phasing e reverb, além do movimento incomum de incluir violino nos arranjos.
Numan também foi influenciado pelo Kraftwerk; a faixa Cars tem os mesmos "glides" musicais de Autobahn e ambas as canções usam os mesmos sintetizadores.
Faixas notáveis incluem Airlane, a introdução instrumental; Metal, cantada a partir da perspectiva de um androide desejoso em tornar-se humano.
A faixa Films é reconhecida por Bambaataa como uma importante influência na cena hip hop dos Estados Unidos; M.E., contada da perspectiva da última máquina na Terra (mais tarde usada como base para Where’s Your Head At? do Basement Jaxx); a lenta Complex, single número 6 no Reino Unido; e Cars, um hit mundial.
Cars alcançou a 9ª posição nos Estados Unidos e a 1ª no Canadá, ajudando The Pleasure Principle a ter uma projeção mais forte na América do Norte, mas a falta de um outro forte hit comercial no álbum, resultou na marca de um único sucesso por lá.