Em outubro de 1981 era lançado Tom Tom Club, primeiro álbum do Tom Tom Club. Você confere as faixas do Tom Tom Club na programação da Fakktory.
Do disco saíram os singles de sucesso no Reino Unido, Wordy Rappinghood, que alcançou a sétima posição em junho de 1981; Genius of Love, que alcançou o nº 65 em outubro do mesmo ano e Under the Boardwalk, que alcançou a posição 22 em agosto de 1982.
Quando lançado nos Estados Unidos, Genius of Love alcançou a posição 31 na Billboard Hot 100. Tanto Wordy Rappinghood quanto Genius of Love lideraram as paradas dance dos Estados Unidos.
Slant Magazine listou o álbum em 87º na lista de Melhores Álbuns da década de 1980.
Esta foi a pausa ensolarada nas ilhas que os integrantes da seção rítmica dos Talking Heads queriam, e eles conseguiram, longe do intelectualismo da escola de arte que resultou no clássico, mas compreensivelmente nada ensolarado, Remain in Light, disco da banda principal da dupla Tina Weymouth e Chris Frantz, os Talking Heads.
Este álbum é uma coleção de pequenas melodias animadas e funky gravadas em Barbados com as irmãs de Weymouth, marido e baterista Chris Frantz, e vários integrantes do grupo da turnê Remain in Light, Adrian Belew, guitarra, e Steven Stanley, percussão.
Ironicamente, na esperança de lançar um álbum divertido, o grupo lançou um álbum marcante. As melhores faixas, Genius of Love e Wordy Rappinghood, tornaram-se enormemente influentes nos anos 80 e 90, eventualmente sendo "roubada" de todo o coração por Daydream de Mariah Carey.
O álbum também marca um ponto na história da música quando a cena alternativa de Nova York e a crescente cena do hip-hop estavam influenciando uma à outra, quando ambas as partes estavam descobrindo algo novo.
É um retrato de uma época e ainda se mantém muito bem nos dias de hoje.