Orchestral Maneuvers in the Dark - Architecture & Morality - 6 de novembro de 1981
Álbuns / Singles
Publicado em 06/11/2024

No dia 6 de novembro de 1981 era lançado Architecture & Morality, terceiro álbum de estúdio da banda Orchestral Maneuvers in the Dark. Você confere as faixas do OMD na programação da FWR.

Considerado como o trabalho seminal da banda, o álbum foi aclamado pela crítica e apareceu em várias listas de melhores álbuns. O disco também se tornou um sucesso comercial, vendendo mais de quatro milhões de cópias até 2007. O álbum gerou três singles de sucesso internacional, que juntos venderam mais de oito milhões de cópias.

Se houve um ponto alto claro para o OMD em termos de balanceamento de experimentação implacável e sucesso mainstream no Reino Unido, Architecture & Morality é esse ponto. Mais uma vez combinando tudo, desde design e apresentação até mesmo o título em um esforço artístico geral, este álbum mostrou que OMD foi indiscutivelmente uma das primeiras bandas a fazer uma conquista abrangente.

Só é preciso considerar os três singles do álbum para ver o grupo em plena floração. Souvenir, Joana d'Arc e Maid of Orleans,

Vários outros pontos altos podem ser nomeados, como a abertura, The New Stone Age, com o medo emocional de McCluskey palpável em uma combinação áspera de pulsações eletrônicas nervosas, partes penetrantes do teclado e guitarra levemente distorcida. She's Leaving atinge sua própria perfeição pop polida, enquanto as comoventes Sealand e Georgia dão uma dica de onde OMD iria em seguida, com o álbum Dazzle Ships.

Architecture & Morality foi incluído no livro 1001 Albums You Must Hear Before You Die.

O vocalista do Charlatans, Tim Burgess, fez uma festa para ouvir o álbum no Twitter em 14 de abril de 2020, descrevendo-o como "absolutamente lindo".

Comentários