MENU
The Clash - Train In Vain - 12 de fevereiro de 1980
Publicado em 12/02/2025 20:45
Álbuns / Singles

No dia 12 de fevereiro de 1980, chegava às lojas "Train In Vain", single do álbum "London Calling" do The Clash. Você confere essa e outras faixas do The Clash na programação da FWR.

A música não foi originalmente listada no encarte de faixas do álbum, aparecendo como uma faixa oculta no final do disco. Isso ocorreu porque a canção foi adicionada ao álbum no último minuto, quando a capa já estava em produção.

Foi a primeira canção do Clash a alcançar o Top 30 das paradas dos Estados Unidos e, em 2004, foi classificada em 298 na lista da revista Rolling Stone das 500 melhores canções de todos os tempos.

Nos Estados Unidos, o título da música foi alterado para "Train in Vain (Stand by Me)", já que as palavras "stand by me" dominam o refrão. O título "Train in Vain" foi escolhido em parte para evitar confusão com a canção de Ben E. King, "Stand by Me".

A música foi interpretada por alguns como uma resposta a "Typical Girls" das Slits, que menciona garotas ao lado de seus homens. Mick Jones havia se separado da guitarrista das Slits, Viv Albertine, pouco antes de escrever a canção. Frequentemente, a música é vista como uma reflexão sobre o relacionamento volátil de Jones com Albertine, que comentou: "Estou muito orgulhosa de ter inspirado isso, mas muitas vezes ele não admite. Ele costumava pegar o trem para minha casa em Shepherds Bush e certa vez eu não o deixei entrar. Ele estava gritando na porta. Isso foi cruel". O casal se separou durante as sessões de gravação de "London Calling".

 

Comentários