No dia 16 de fevereiro de 1987, era lançado "Love Removal Machine", o single do álbum "Electric" do The Cult. Você confere as faixas do The Cult na programação da FWR.
"Love Removal Machine" foi um choque para os fãs mais ardorosos e antigos da banda. Saíram os arranjos mais góticos para dar lugar a um rock vigoroso, forte e com influência nos primeiros acordes de "Start Me Up", dos Rolling Stones.
"Nós sempre fomos apaixonados pelas bandas dos anos 70, como Led Zeppelin, Free, etc. Não somos uma banda muito fã de blues. Na verdade, gostamos das bandas que foram influenciadas pelo blues", explicava Billy Duffy.
Em abril, foi lançado o disco "Electric", que confirmava o que o single refletia: muito peso, letras mais simples e um rock mais urgente.
"Cansei de ser associado ao gótico, nunca fui gótico. Bem, talvez tenha sido mais no meu visual do que na música, mas confesso que nossos discos anteriores eram pomposos demais. Agora mudamos, queremos algo mais seco, direto."
"Love Removal Machine" foi o primeiro single a ser lançado do álbum "Electric" de 1987. Gravado pela primeira vez durante uma sessão ao vivo em uma rádio, tinha um arranjo diferente do que foi gravado para o terceiro álbum da banda, "Peace". Quando esse álbum foi descartado, o single foi regravado para o álbum substituto, "Electric". Um remix estendido também foi criado e lançado em um single de 12".
"Love Removal Machine" foi eleita a 74ª melhor música de hard rock de todos os tempos pela VH1.
Uma das maiores e mais marcantes faixas do The Cult.