
A cultuada banda Felt é a homenageada da vez.
Especial Fakktory Felt, um notável especial com várias faixas marcantes escolhidas a dedo da elogiada discografia dos britânicos.
A banda foi idealizada pelo enigmático britânico Lawrence Hayward, um cantor e compositor que transformou sua paixão pela música de Tom Verlaine e sua banda Television em um impressionante e cultuado catálogo de pop minimalista. O primeiro single do Felt, "Index", foi gravado por Lawrence em seu quarto, com um toca-fitas portátil, e lançado em 1979. Seu som cru e primitivo contrastou com a new wave da época, resultando em elogios da crítica e em um contrato com a gravadora Cherry Red.
Lawrence então formou uma banda, mas o seu controle era total. Após vários atritos e mudanças de integrantes, a formação estável com Maurice Deebank e Gary Ainge gravou o EP Crumbling the Antiseptic Beauty, em 1981. Deebank trouxe uma interação de guitarra que lembrou o estilo do Television, enquanto os vocais de Lawrence foram comparados a Lou Reed.
Em 1984, o grupo lançou The Strange Idols Pattern and Other Short Stories, seguido pela gravação de Ignite the Seven Cannons (1985), produzido por Robin Guthrie dos Cocteau Twins, que incluiu o sucesso "Primitive Painters" com participação de Elizabeth Fraser nos vocais.
Apesar do sucesso, a banda continuou enfrentando conflitos internos e mudanças. Em meio a toda turbulência, o álbum Forever Breathes the Lonely Word foi aclamado como a obra-prima da banda.
Felt lançou vários álbuns antes da separação em 1989. Lawrence continuou a carreira com o projeto Denim e, posteriormente, Go Kart Mozart. O tecladista Martin Duffy faleceu em 2022, aos 55 anos.
Hoje às 20h.
