Quarta vai ao ar a primeira edição do Terra Brasilis de 2025. Heize Gusmão preparou um especial pé na porta com duas das bandas pioneiras do electro pop nacional, as cultuadas e coirmãs Agentss e Azul 29.
Agentss foi uma banda de techno pop/electro pop formada em 1980. Seguia a tendência mais eletrônica do pop internacional, especialmente a alemã, representada pelo Kraftwerk e pela New Wave.
O Agentss chamava atenção pelo visual peculiar influenciados pela ficção científica, e letras que eram cantadas em um dialeto inventado pelo vocalista Kodiak Bachine chamado elektrotranzlyriks, uma mistura de português, francês, alemão, inglês e "expressões idiomáticas extraterrestres".
A banda era Kodiak Bachine, Miguel Barella, Eduardo Amarante e colaboração de Thomas Susemihl, Elias Glick, Lyses Pupo, Luiz Portela, Armando Tibério e Roberto L. Antonio.
O Azul 29 surgiu de um encontro entre Thomas Bielefeld e Eduardo Amarante (integrante também do Agentss).
Mesclando voz, bateria eletrônica, casiotone, guitarra, efeitos eletrônicos e uma forte identificação musical, Thomas (ex-gerente da pioneira casa de rock Be-Bop-a-lula) e Eduardo, um colecionador de currículos inacabados resolveram se unir para desenvolver um trabalho musicalmente representativo dos anos 80.
Em março de 1983, com um trabalho desenvolvido, com boa parte do repertório delineado e estruturando apresentações ao vivo, a banda sentiu a necessidade de acrescentar dois componentes ao grupo, o baixista (e fotógrafo da moda) Thomas Susemhil (outro integrante dos Agentss) e de Malcolm John Oakley, baterista.
Videogame se tornaria o maior sucesso após ser usado na trilha sonora do filme Bete Balanço (1984).
Em 18 de agosto de 2016 morre Thomas Bielefeld em sua cidade natal, Pindamonhangaba, após sofrer de insuficiência cardíaca e respiratória.
Terra Brasilis
Locução por:
Heize Gusmão