Kraftwerk - Das Model - 22 de setembro de 1978
Álbuns / Singles
Publicado em 22/09/2023

Em setembro de 1978 era lançado Das Model, single do álbum Die Mensch-Maschine do Kraftwerk. Você confere essa e outras faixas do Kraftwerk na programação da FWR.radio.

Escrita pelos músicos Ralf Hütter e Karl Bartos, com a colaboração do artista Emil Schult, a faixa faz parte do álbum Die Mensch-Maschine (The Man-Machine).

Lançada pela primeira vez como um single de 7" na Alemanha (lado B: Neonlicht), sob sua tradução para o inglês a canção foi incluída no lado B do single Computer Love lançado em 1981, que alcançou o número 36 nas paradas do Reino Unido.

Quando os DJs das rádios descobriram a faixa e começaram a tocá-la com frequência, a EMI relançou o single em 1981, aparentemente contra a vontade da banda, com The Model como lado A.

O single chegou ao primeiro lugar em fevereiro de 1982 e passou um total de 21 semanas no top 75 da UK Singles Chart.

The Model é o mais próximo que os reverenciados Krautrockers chegaram de uma canção pop convencional. Além de marcar esbeltos três minutos e meio, ela ainda (o que é mais incomum para eles), tem uma estrutura de ponte-verso-refrão padrão.

Florian Schneider entrega a letra um tanto cínica (igualando sexo a comércio, um tema popular na era pós punk que sem dúvida ajudou a popularidade da música fora dos seguidores leais do Kraftwerk) em um lamento cortante e sardônico, um tom que Gary Numan logo adotaria para o seu próprio estilo vocal.

A música foi popular o suficiente como single no Reino Unido (amparada por um clipe impressionante que reaproveitou filmes antigos e industriais dos anos 50).

 

Comentários