Em novembro de 1986 era lançado "Force", quinto álbum de estúdio da banda A Certain Ratio. Você confere as faixas do A Certain Ratio na programação da FWR.
Embora tenha sido lançada alguns anos depois de seu álbum anterior, I Like to See You Again, Force ainda foi uma espécie de disco de transição, sendo simultaneamente a estreia em estúdio do saxofonista Tony Quigley e o tecladista Andy Connell, este último tendo começado a obter sucesso com o Swing Out Sister.
Force é definitivamente uma produção mais habilidosa, os vocais de Jeremy Kerr, embora dificilmente suave no sentido convencional, estão mais claros do que nunca, enquanto o sentimento geral de músicas como Only Together e Mickey Way é algo que está muito mais para Level 42 do que Section 25. É definitivamente um disco de seu tempo como resultado.
Bootsy, um dos destaques do álbum, é claramente um aceno para o lendário baixista do P-Funk. Mas a bateria de Donald Johnson e o trabalho multi-instrumental de Martin Moscrop permanecem hiperativos e às vezes sutilmente surpreendentes, e no melhor do álbum, como Fever 103 e Anthem, ambos com versos lindamente temperamentais contra um grande refrão crescente.
A reedição do álbum de 2010 pela LTM adiciona algumas faixas bônus: The Runner, uma faixa extra (de um EP italiano lançado naquele ano); e o retrabalho pesado de Bootsy feito pelo integrante do Severed Heads, Robert Racic, para um single australiano.