X-Ray Spex - Germfree Adolescents - 10 de novembro de 1978
Álbuns / Singles
Publicado em 12/11/2023

No dia 10 de novembro de 1978 era lançado Germfree Adolescents, álbum de estreia da banda X-Ray Spex. Você confere as faixas de X-Ray Spex na programação da FWR.

A era da cena punk oferecia aos jovens criativos e articulados a oportunidade de se expressarem e de darem um pontapé no sistema com barulho exuberantemente. A banda X-Ray Spex certamente veio desta ala do movimento, fruto da imaginação de duas colegas de escola que se rebatizaram como Poly Styrene e Lora Logic.

X-Ray Spex estava longe de ser o único punk britânico centrado nas mulheres, mas elas eram indiscutivelmente as melhores, combinando uma energia exuberante com uma visão de mundo coesa, cortesia da cantora e compositora Poly Styrene. Como seu nome punk insinuou, Styrene estava obcecada com a artificialidade que via permear a sociedade de consumo britânica, ligando bens sintéticos a uma espécie de humanidade processada e manufaturada.

A claustrofobia frenética de Styrene permeia o disco, Germ Free Adolescents está vinculado ao anseio de Styrene de se libertar não apenas das demandas de consumo, mas da insegurança que os anunciantes corporativos usaram para explorar seus alvos (especialmente em mulheres), em outras palavras, para desfrutar de ser real, imperfeito humanos estéreis vivendo em um mundo real, imperfeito e não-diurno.

Felizmente, o álbum é tão eficaz musicalmente quanto conceitualmente. É cheio de "bota pra quebrar" e peças surpreendentemente atmosféricas misturadas; o saxofone áspero e lamurioso de Rudi Thomson (que substituiu Lora Logic no início) dá à banda sua verdadeira assinatura sonora.

Um dos momentos mais viscerais de todo o punk britânico, o que significa que tudo que você precisa está aqui.

 

Comentários