The Clash - Give ‘Em Enough Rope - 10 de novembro de 1978
Álbuns / Singles
Publicado em 12/11/2023

No dia 10 de novembro de 1978 era lançado Give ‘Em Enough Rope, segundo álbum do The Clash. Você confere as faixas do The Clash na programação da FWR.

O álbum foi bem recebido por críticos e fãs, alcançando o número dois na parada de álbuns do Reino Unido, e número 128 na Billboard 200.

O disco marcou a primeira aparição do baterista Topper Headon, que se juntou à banda logo após gravar seu primeiro álbum.

Para seu segundo álbum, o Clash trabalhou com o produtor americano Sandy Pearlman, mais conhecido por seu trabalho com Blue Oyster Cult e The Dictators. A formação da equipe de produção foi bastante controversa dentro da comunidade punk, e o som de Give 'Em Enough Rope é consideravelmente mais limpo, embora o som mais direto dificilmente domasse o choque.

Embora o disco não queime com a mesma energia intensa e amadora, ele tem um som grande e poderoso. O que impede Give 'Em Enough Rope de ser um clássico é o seu material ligeiramente inconsistente. Muitas das faixas são clássicas, principalmente a primeira metade do álbum: Safe European Home, English Civil War, Tommy Gun, Julie's Been Working for the Drug Squad e Stay Free, mas o grupo perde algum ímpeto no final do disco. Mesmo com essas falhas, Give 'Em Enough Rope é um dos álbuns mais fortes da era punk.

Em 1993, Give 'Em Enough Rope foi nomeado o 87º maior álbum de todos os tempos na revista NME. A revista Q incluiu o álbum em sua lista de "100 melhores álbuns punk", e escreveu em retrospecto que "seus problemas de bateria acabaram com a chegada do jazz -trained [topper] headon".

A arte da capa do álbum foi desenhada por Gene Greif, cuja frente foi baseada em um cartão postal intitulado End of the Trail, fotografado por Adrian Atwater e apresentando Wallace Irving Robertson.

 

Comentários