No dia 11 de novembro de 1996 era lançado Pre-Millennium Tension, segundo álbum de Tricky. Voce ouve as faixas Do Tricky na FWR.
Maxinquaye foi um sucesso inesperado na Inglaterra, lançando uma onda de artistas com sons semelhantes, que incorporaram as inovações de Tricky. Ele respondeu viajando para a Jamaica para gravar Pre-Millennium Tension, um disco nervoso e claustrofóbico que prospera em sua própria paranoia.
Reduzindo os ganchos barulhentos de Maxinquaye e diminuindo a batida, Tricky criou uma paisagem sonora alucinatória, onde os ritmos, samples e guitarras se entrelaçam em uma procissão rastejante de sons ameaçadores. Seu tom é determinado pelos loops de guitarra invertidos de Vent e continuou através da inconstante Christiansands e da tensa e liricamente densa Tricky Kid, facilmente o melhor rap direto de Tricky até hoje. Ocasionalmente, a escuridão é quebrada, como quando os acordes de piano cintilantes de Makes Me Want to Die tocam, mas quase com a mesma frequência, ele fica atolado em sua própria escuridão, como no longo discurso ragga Ghetto Youth.
Embora as letras sejam frequentemente bastante eficazes em transmitir uma paranoia viciada, o que une o álbum são seus ritmos e paisagens sonoras em camadas. Embora possa não soar assim imediatamente, Pre-Millennium Tension é tão complicado voltando às suas raízes do rap hardcore quanto é como uma explosão sônica. Como tal, é um disco de transição para Tricky, mas seu efeito geral é apenas ligeiramente menos poderoso do que Maxinquaye.