Em novembro de 1983 era lançado Middle of the Road, single do álbum Learning to Crawl do The Pretenders. Você confere essas e outras faixas do The Pretenders na programação da FWR.radio.
A canção alcançou a posição #19 na parada de singles dos EUA e #2 na parada de rock mainstream em janeiro de 1984, onde permaneceu por quatro semanas.
A cantora e compositora Chrissie Hynde afirmou que Middle of the Road se refere a Tao Te Ching. De acordo com Charles M. Young, a música é sobre "chegar lá se misturando com o mundo". A letra da música inclui observações sobre a diferença entre riqueza e pobreza que Hynde havia observado e tem detalhes autobiográficos.
Hynde toca o solo de gaita perto do final da música.
Middle of the Road usa uma fórmula de compasso 4/4. Hynde reconheceu que a faixa usa os mesmos acordes de Empty Heart dos Rolling Stones e que não tem muita melodia. Ela diz que usa acordes básicos e que é como "uma música R&B normal", passando a dizer que "é como pegar um formato básico, como o blues, e simplesmente dar-lhe nova letra".
A crítica da Allmusic, Liana Jonas chama Middle of the Road um "exemplo clássico de rock puro e não adulterado". Ela atribui isso ao fato de que a letra foca no desejo inato das pessoas de "levantar e ir" e "a música impulsiona e apoia o sentimento". O colega crítico da Allmusic, Mark Deming, a chama de "furiosa".
A faixa do lado B, 2000 Miles, foi escrita para James Honeyman-Scott, o guitarrista original do grupo, que morreu um ano antes de a música ser lançada. "Robbie McIntosh toca lindamente em 2000 Miles", lembra a cantora Chrissie Hynde. "Qualquer coisa para evitar ouvir minha voz e minhas palavras estúpidas".