No dia 13 de novembro de 1989 era lançado Fools Gold e What the World Is Waiting, duas canções da banda The Stone Roses que foram lançadas juntas como um single duplo A-side. Você confere essa e outras faixas do The Stone Roses na programação da FWR.
Fools Gold se tornou o maior sucesso comercial da banda na época. Foi o primeiro single a chegar ao top dez da UK Singles Chart e permaneceu no top 75 por quatorze semanas, chegando ao oitavo lugar.
Fools Gold foi descrita como uma forte representante do movimento Madchester. A música dançante apresentou a seção rítmica de Mani no baixo e Reni na percussão. Ian Brown afirmou que a música foi escrita sobre The Funky Drummer de James Brown, com a qual Reni teve que aprender a batida. John Squire também toca guitarra com vários efeitos de pedal wah-wah. Ian Brown canta os vocais em uma entrega sussurrada. Ele também tocaria com essa técnica para a faixa Something's Burning. A linha de baixo foi inspirada em Know How de Young MC, que é um sample da música tema de Shaft, interpretada por Isaac Hayes.
A letra faz referência à These Boots Are Made for Walkin de Nancy Sinatra e Marquis de Sade. Os versos foram inspirados na adaptação cinematográfica de O Tesouro de Sierra Madre de John Huston (1948).
A aparição da banda no mesmo Top of the Pops com Happy Mondays, que executou Hallelujah do Madchester Rave On EP, é considerada um marco cultural, expondo a cena emergente de Madchester a um público mais amplo e popularizando um novo gênero musical orientado para a dança, o baggy.
Em maio de 2007, a revista NME colocou Fools Gold no número 32 em sua lista dos 50 Greatest Indie Anthems Ever.
Em 2009, os ouvintes da estação de rádio australiana Triple J votaram Fool's Gold em 76 no Triple J Hottest 100 of All Ti.