No dia 14 de novembro de 1981 era lançado Prince Charming, terceiro e último álbum creditado a Adam and the Ants (os futuros álbuns seriam creditados a Adam Ant). Você confere as faixas do Adam and the Ants na programação da FWR.
Kings of the Wild Frontier trouxe popularidade maciça para Adam and the Ants na Inglaterra, e também trouxe enorme pressão em Adam e o guitarrista Marco Pirroni para se levantarem e entregarem outra fatia da dinamite. O primeiro single, o enérgico Stand and Deliver, sugeria que eles estavam à altura da tarefa, mas quando Prince Charming apareceu no final de 1981, recebeu elogios moderado por parte da crítica e ainda permanece como o disco mais fraco de Ant no período.
Com seus títulos de músicas e fotos de capa que sugerem que os Ants estavam se afastando dos nativos americanos e se voltando para os piratas, é difícil não ver isso como uma descida ao acampamento. O grupo não apenas mudou sua imagem, mas também deixou para trás suas batidas características de Burundi, ao mesmo tempo em que aprimorava as qualidades cinematográficas inerentes à sua música.
Kings tinha estilo, som e canções, enquanto Prince Charming simplesmente tem estilo e som, o que, em retrospecto, não é tão ruim, mas também não é difícil ver como isso provocou uma reação na época. O álbum incluiu os dois singles de sucesso número um da banda no Reino Unido, Stand and Deliver e Prince Charming, bem como Ant Rap. O álbum alcançou a posição número 2 nas paradas do Reino Unido e recebeu críticas mistas.