No dia 15 de novembro de 1970 era lançado Loaded, quarto álbum de estúdio da banda The Velvet Underground. Você confere as faixas do The Velvet Underground na programação da FWR.
Depois que o The Velvet Underground gravou três álbuns para o selo Verve, que lhes rendeu muita notoriedade, mas vendas insignificantes, o grupo assinou com a potência da indústria Atlantic Records em 1970; O chefe da gravadora, Ahmet Ertegun, supostamente pediu a Lou Reed para evitar sexo e drogas em suas canções e, em vez disso, focar em fazer um álbum "carregado de sucessos".
Loaded foi o resultado, e com a ironia apropriada, acabou sendo o primeiro álbum do VU que teve um impacto perceptível nas rádios, e também no canto do cisne, com Reed deixando o grupo pouco antes de seu lançamento.
Com John Cale longe da banda, Doug Yule altamente proeminente (ele canta em quatro das dez faixas) e Maureen Tucker ausente em licença maternidade, este dificilmente é um álbum purista do Velvet Underground. Mas enquanto Lou Reed sempre escreveu ótimas músicas de rock & roll com ganchos matadores, em Loaded suas músicas finalmente receberam uma produção polida, mas inteligente que as fez soar como os sucessos que deveriam ter sido, e não há como negar que Sweet Jane e Rock and Roll são tão alegres quanto qualquer coisa que ele já gravou.
Sterling Morrison disse certa vez sobre o Loaded: "Isso mostrou que poderíamos ter feito, o tempo todo, discos com um som verdadeiramente comercial", mas tão importante quanto, provou que eles podiam fazer isso sem abandonar totalmente sua personalidade musical no processo. É uma pena que essa ideia não tenha ocorrido a ninguém alguns anos antes.
Loaded já vendeu mais de 250.000 cópias, de acordo com Nielsen Soundscan.