No dia 17 de novembro de 1986 era lançado Infected, segundo álbum de estúdio da banda The The. Você confere as faixas do The The na programação da FWR.
O som de Infected ainda sugere algo mais dançante, especialmente na faixa-título. Mas não fique com a impressão de que foi feito para dançar. Em vez da pegada leve exibida no anterior Soul Mining, as músicas de Infected fervem em vez de se enaltecer, e as letras de Matt Johnson estão cheias de tensão. Tematicamente, ele mergulha uma lança no meio exposto da Grã-Bretanha, analisando o estado da vida urbana moderna no país. "Esta é a terra onde nada muda", canta Johnson. Angels of Deception combina versos polidos pela chuva com um refrão poderoso temperado com cantores gospel e percussão com uma reverberação enorme. Com truques de produção como esse, Infected se alinha com o som dançante de seu antecessor (e o som predominante da música pop britânica na época). Mas não há como negar o lirismo ácido do disco ou a instrumentação escura. Infected foi a primeira indicação verdadeira da natureza de Johnson e estabeleceu a dissonância e reinvenção de seu trabalho posterior.
O álbum produziu quatro singles no Reino Unido, incluindo seu single de maior sucesso Heartland, que chegou ao número 29 e passou 10 semanas nas paradas, Infected (UK #48), Slow Train to Dawn (UK #64) e Sweet Bird of Truth (UK #55).
Embora tenha atingido apenas 14 pontos na parada de álbuns do Reino Unido, permaneceu na parada por 30 semanas, tornando-se de longe o álbum de maior sucesso comercial do The The.