No dia 17 de novembro de 1980, era lançado Grotesque (After The Gramme), terceiro álbum de estúdio da banda inglesa The Fall. Você confere as faixas do The Fall na programação da FWR.
O álbum tem uma combinação devastadoramente eficaz, de alguma forma conseguindo soar exatamente entre o desleixo aleatório e a precisão perfeita. O rockabilly afiado e o art rock aleatório prosperaram em ambos os casos, com Smith, como sempre, como o louco atacando tudo e qualquer coisa enquanto se divertia .
Ao longo do disco, uma série de produtores realmente bons ficaram de olho nas coisas, além da própria banda, há Grant Showbiz, Geoff Travis e Mayo Thompson, todos contribuindo. O resultado final é nítido sem ser polido, áspero ao mesmo tempo em que traz seu próprio impacto inteligente. Claro, Smith manda tudo para cima, seja com seu discurso retórico sobre governos, vizinhos mortos e escândalos como em New Face in Hell ou In the Park.
Como uma nota lateral, as hilárias caricaturas da cena musical na capa frontal e nas notas finais que adicionam o nível certo de humor ácido ao processo.
O disco alcançou o primeiro lugar no UK Independent Chart, passando 29 semanas nas paradas no total.