No dia 18 de novembro de 1996 era lançado If You're Feeling Sinister, segundo álbum da banda Belle and Sebastian. Você confere as faixas do Belle and Sebastian na programação da FWR.
If You're Feeling Sinister realmente teve um grande impacto em seu lançamento em 1996, principalmente porque durante a primeira metade dos anos 90 a extravagância e preciosidade que eram parte integrante da música alternativa foram suprimidas pelo grunge. Extravagância e preciosidade são parte integrante de If You're Feeling Sinister, junto com sagacidade inteligente e arranjos delicados e intrincados, uma mistura maravilhosa de Smiths e Simon & Garfunkel, para ser redutor.
Mesmo que esteja firmemente dentro da tradição da faculdade, de ficar na cama, e seja descaradamente retrógrado, isso dá a Sinister um personagem especial e atemporal que é realçado pelas maravilhosas e animadas composições de Stuart Murdoch. Abençoado com um senso de humor travesso, uma expressão astuta e uma voz sedutoramente enigmática, ele dá a este disco um verdadeiro senso de espinha dorsal, pois seu humor é muito mais mordaz do que a música parece e a música é muito mais substancial do que parece inicialmente.
Sinister toca como um ótimo álbum esquecido, expresso no indie dos anos 80, atitude dos anos 90 e folk-pop dos anos 60. Está lindamente fora do tempo, e mesmo que outros álbuns do Belle & Sebastian soem assim, foi aqui que eles alcançaram o auge.
A revista Rolling Stone apresentou o álbum na posição 75 em sua lista dos 100 melhores álbuns dos anos 90, enquanto a Spin incluiu o álbum na posição 59 em sua lista de 125 melhores álbuns dos últimos 25 anos.
If You're Feeling Sinister também aparece no livro 1001 Álbuns que você deve ouvir antes de morrer, escolhido por críticos de música.