No dia 19 de novembro de 1984 era lançado Shout, single do álbum Songs from the Big Chair do Tears for Fears. Você confere essa e outras faixas do Tears for Fears na programação da FWR.
O single se tornou o sexto hit da banda no Top 40 do Reino Unido, chegando à 4ª posição em janeiro de 1985. Nos Estados Unidos, alcançou a posição 1 na Billboard Hot 100 em 3 de agosto de 1985 e permaneceu por lá por três semanas.
Shout se tornaria uma das canções de maior sucesso de 1985, alcançando o número 1 em vários países. É considerada uma das faixas mais conhecidas de meados dos anos oitenta e é reconhecida por Chris True do AllMusic como um "momento de assinatura do Tears for Fears".
"A música foi escrita na minha sala em apenas um pequeno sintetizador e uma bateria eletrônica. Inicialmente eu só tinha o refrão, que era muito repetitivo, como um mantra. Toquei para Ian Stanley, nosso tecladista, e Chris Hughes, o produtor. Eu a vi como uma boa faixa para o álbum, mas eles estavam convencidos de que seria um sucesso em todo o mundo. Muitas pessoas pensam que Shout é apenas mais uma música sobre a teoria do grito primordial, continuando os temas do primeiro álbum. Na verdade, é mais preocupada com o protesto político. Saiu em 1984, quando muitas pessoas ainda estavam preocupadas com o rescaldo da Guerra Fria e foi basicamente um incentivo para protestar", Roland Orzabal
"Trata-se de um protesto na medida em que incentiva as pessoas a não fazerem as coisas sem questioná-las. As pessoas agem sem pensar porque é assim que as coisas acontecem na sociedade. Portanto, é uma canção geral, sobre a forma como o público aceita qualquer luto antigo lançado para eles", Curt Smith.