No dia 22 de novembro de 1985 era lançado Easy Pieces, segundo álbum do Lloyd Cole and the Commotions. Você confere as faixas do Lloyd Cole and the Commotions na programação da FWR.
O disco foi lançado pela Polydor Records no Reino Unido e incluiu os singles de sucesso Brand New Friend (#19 no Reino Unido), Lost Weekend (#17 no Reino Unido) e Cut Me Down ( #38 no Reino Unido).
O título do álbum deriva do filme Five Easy Pieces (Cada um Vive como Quer), que Cole descreveu como um dos seus filmes favoritos, dizendo: "Quero escrever pelo menos cinco canções sobre esse filme".
A promessa refletida em seu impressionante álbum de estreia, Rattlesnakes, foi mantida. Cole e os Commotions escrevem canções claras, nítidas e orientadas para a guitarra com linhas viciantes.
Os produtores Clive Langer e Alan Winstanley, como de costume, criaram uma superfície pop cintilante para esse segundo álbum, adoçando as faixas com cordas e metais e enfatizando os agudos da guitarra e dos teclados para um som atraente que ecoava a seriedade de bandas britânicas como The Hollies e Herman's Hermits por volta de 1966. Era, é claro, como cápsulas de cianeto adoçadas, dadas as letras agradavelmente cantadas por Cole, que detalhavam desilusão filosófica, discórdia romântica e, sim, tentativa de suicídio.
No Reino Unido, Easy Pieces foi um sucesso no Top Ten. Mas, embora o álbum tenha tido um lançamento adequado nos EUA e os Commotions tenham feito uma turnê extensa, nenhum avanço americano se materializou.