No dia 26 de novembro de 1976 era lançado Anarchy In The U.K., single do álbum Never Mind the Bollocks, Here's the Sex Pistols do Sex Pistols. Você confere essa e outras faixas do Sex Pistols na programação da FWR.
Anarchy in the U.K. alcançou o número 56 na lista das 500 melhores músicas de todos os tempos da revista Rolling Stone e foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame, 500 músicas que deram forma ao rock and roll.
Originalmente lançado em uma capa preta lisa, o single foi a única gravação do Sex Pistols lançada pela EMI, e alcançou a posição 38 na UK Singles Chart antes que a EMI abandonasse o grupo em 6 de janeiro de 1977, um mês depois dos integrantes da banda usarem palavrões durante uma transmissão de televisão ao vivo.
No documentário The Filth and the Fury, John Lydon descreveu a composição da letra de abertura da música, explicando que a melhor rima que ele poderia inventar para a primeira linha, I am an Antichrist, foi a segunda linha, I am an anarchist (Lydon confirmou que ele não é um anarquista em uma entrevista de 2012).
A letra endossa um conceito particularmente sensacionalista e violento de anarquia que refletia o sentimento generalizado de raiva amarga, confusão, inquietação, frustração econômica e alienação social que estava sendo sentida por uma geração de jovens marginalizados em meio à situação econômica em declínio e à cena musical branda do meados da década de 1970.
O empresário do Sex Pistols, Malcolm McLaren, considerou a música "um chamado às armas para os jovens que acreditavam que o rock and roll lhes foi tirado. É uma declaração de autogoverno, de independência definitiva".