No dia 26 de novembro de 2001 chegava as lojas #1, primeiro álbum da dupla Fischerspooner. Você confere as faixas do Fischerspooner na programação da FWR.
#1 é o som de 1980 filtrado por dois revivalistas da new wave em 2001. Embora sejam conhecidos principalmente por seus concertos elaborados e exagerados ao vivo, os Fischerspooner provam ser tão talentosos no estúdio como quando encenam aqueles freakouts no estilo Ziggy Stardust.
Muitos ouvintes ficarão surpresos com a profundidade emocional do álbum, especialmente porque a maioria terá sido apresentada primeiro a entusiasmada Emerge. A cover de The 15th do Wire pode não ser tão adequada para a pista de dança, mas é uma criação electro-pop perfeita e enérgica e muito possivelmente o ponto alto do álbum. E embora haja muitos momentos em que alguém se pergunte se Fischerspooner está canalizando o The Human League, Information Society, Giorgio Moroder ou Yazoo, podem ser apenas as canções lentas que melhor mostram o talento da dupla.
Ao contrário dos outros amantes da nostalgia, é óbvio que Fischerspooner tem um pé no passado e no presente. A doce e minimalista Ersatz combina Eno, Add N to (X) e Autechre de uma só vez. Tone Poem lembra e é igual a qualquer uma das frágeis baladas de Martin Gore. Outras músicas fervilham com a pegada do techno moderno, misturam vocais de diva com discursos de vocoder e pintam paisagens que não eram visitadas desde os anos 1980.
Notavelmente variado, exuberante e fascinante do início ao fim, #1 é um ótimo álbum.