Charlie Burchill é o aniversariante do dia. Nascido no dia 27 de novembro de 1959, Charles Burchill é um músico e compositor escocês, mais conhecido como o guitarrista e um dos fundadores do Simple Minds. Você confere as faixas do Simple Minds na programação da FWR.
Em novembro de 1977, ainda como integrante da banda Johnny & The Self-Abusers, lançou seu único single, Saints and Sinners, pela Chiswick Records (que foi considerado "comum" em uma crítica da Melody Maker). A banda se separou no mesmo dia em que o single foi lançado, com Milarky e McNeil formando o The Cuban Heels.
Livrando-se de nomes artísticos e do som mais punk, os integrantes restantes (Jim Kerr, Tony Donald, Charlie Burchill e Brian McGee) continuaram juntos como Simple Minds (título tirado da letra de David Bowie de sua canção Jean Genie).
Durante o período do Simple Minds do início a meados da década de 1980, a guitarra de Burchill tinha um som distinto e atmosférico não muito diferente de Will Sergeant do Echo & the Bunnymen. Fazendo uso pesado de efeitos como delay e refrão, seu jeito de tocar frequentemente fornecia texturas sutis por trás das músicas mais impulsionadas por bateria e baixo da banda. Este estilo foi mais aparente no álbum New Gold Dream de 1982. A partir do álbum Sparkle in the Rain, de 1983, o grupo evoluiu para um estilo diferente, trazendo o toque de Burchill para o primeiro plano.
Além de tocar guitarra, Burchill tocou violino e saxofone nos três primeiros álbuns de estúdio da banda e assumiu a maioria das funções de teclado no estúdio após a saída de Mick MacNeil em 1989.
Burchill com o vocalista Jim Kerr são os únicos integrantes originais da banda na atualidade.