No dia 28 de novembro de 1989 era lançado Pump Up The Jam: The Album, álbum de estreia da banda belga Technotronic. Você confere as faixas do Technotronic na programação da FWR.
Hip-house, uma mistura de rap e house music, teve um de seus maiores sucessos comerciais com o Technotronic (que trouxe um elemento euro-disco ao estilo).
Pump Up the Jam: The Album deve ser considerado o que é, música de pista altamente dançante, pura e simplesmente. O Technotronic da Bélgica nunca se propôs a conquistar o lugar do Public Enemy ou o território sociopolítico do Ice-T, só se esforçava para ser divertido. Nesse quesito, este álbum esta repleto de bons exemplos. Pump Up the Jam, Get Up (Before the Night Is Over), This Beat Is Technotronic e outros hits club altamente contagiosos não fizeram muito no mercado de rap e R&B, embora o Technotronic tenha desfrutado de alguma exposição fora dos círculos da dance music, graças à inclusão de Move This (também incluída aqui) em um comercial da Revlon de 1992 com a supermodelo Cindy Crawford.
Mas, no geral, o álbum atraiu principalmente o público-alvo do Technotronic: frequentadores dos clubes noturnos, os "clubbers".
A capa do álbum inicial e os primeiros vídeos promocionais apresentavam uma modelo chamada Felly, que dublava os vocais da MC belga Ya Kid K. Quando isso foi descoberto, outros vídeos já apresentavam Ya Kid K em seu lugar.
O álbum alcançou a posição 2 no UK Albums Chart.
Após o sucesso do single Move This nos EUA, o álbum foi relançado em 1992 com Ya Kid K na capa, anunciado como Technotronic, com o nome de Felly removido dos créditos do encarte.