No dia 28 de novembro de 1980, era lançado Israel, single da Siouxsie and the Banshees. Você confere essa e outras faixas da Siouxsie and the Banshees na programação da FWR.
Durante a turnê pela Europa no outono de 1980, a banda queria escrever uma canção de Natal para ser lançada em dezembro daquele ano. Eles compuseram na estrada, o que era bastante incomum para eles.
A música se tornou a favorita de vários artistas, incluindo o compositor do Air, Jean Dunckel, que selecionou como uma de suas 10 músicas favoritas de todos os tempos, a banda Ride, que a selecionou como uma música de sua fita de introdução durante suas turnês, e o produtor Howie B., que o incluiu em uma lista de canções que ele ouvia quando adolescente.
Israel foi lançado como um single independente entre os álbuns Kaleidoscope e Juju . Ele alcançou o n° 41 na UK Singles Chart e foi o primeiro single da banda a ser lançado também em 12". Israel não apareceu em um álbum Siouxsie and the Banshees até o lançamento da compilação Once Upon a Time: The Singles.
O single não foi muito bem em vendas, talvez devido a música ter um clima sombrio cheio de simbolismo religioso com teor crítico, não se enquadrando exatamente em um sucesso de Natal. No entanto, continua sendo um dos melhores momentos da banda. Do baixo e da bateria contagiosamente ameaçadores à apresentação lindamente perturbadora de Siouxsie, a abordagem oblíqua dos Banshees sobre o Oriente Médio e a religião encontra a banda entrando em seu período imperial. O amor de Sioux e Severin por filmes de terror é talvez trazido à tona na misteriosa segunda metade da música, que apresenta o tipo de canto coral fantasmagórico que lembra filmes como The Omen (A Profecia).
Um single incrivelmente brilhante, mas talvez não para ouvir sozinho no escuro.