Em novembro de 1989 chegava às lojas Affection, álbum solo de estreia da cantora britânica Lisa Stansfield. Você confere as faixas de Lisa Stansfield na programação da FWR.
Quando Lisa Stansfield arrebatou o mundo do R&B com seu single All Around the World, era óbvio que, desde Teena Marie, nenhuma cantora branca executava R&B de maneira tão convincente.
Embora ela não se esquivasse dos elementos do hip-hop e da house music, Affection não deixa dúvidas sobre onde está o coração da cantora britânica, o R&B elegante e corajoso dos anos 70. Embora as inclinações retro de tesouros do soul atualizados como You Can't Deny It e What Did I Do to You sejam óbvias, o produtor de Stansfield mantém as coisas com um tom muito novo ao abraçar uma tecnologia decididamente em alta do final dos anos 80 e o estilo de produção do início dos anos 90. Embora não seja essencialmente uma diva do soul, Stansfield tem uma obra-prima com This Is the Right Time, um hino de amor e união.
Affection vendeu mais de cinco milhões de cópias em todo o mundo. Foi certificado três vezes Platina no Reino Unido e Platinum e Ouro em vários países, incluindo nos Estados Unidos, por vender mais de um milhão de cópias. Affection é o álbum de maior sucesso de Stansfield.
Ela ganhou vários prêmios como o British Breakthrough Award, dois prêmios Ivor Novello de Melhor Canção Contemporânea e Melhor Canção Internacional. Stansfield também ganhou o prêmio Billboard Music na categoria Best Newcomer em 1990. Em 1991, Stansfield também foi premiada com o World Music Award de Melhor Artista Britânico.
No Grammy Awards de 1991, ela foi indicada como Melhor Nova Artista e Melhor Performance Vocal Pop Feminina (All Around the World), mas perdeu para Mariah Carey em ambas categorias.