No dia 1 de dezembro de 1976 era lançado o álbum de estreia homônimo da banda Blondie. Você confere as faixas da Blondie na programação da FWR.
Se a new wave era sobre reconfigurar e recontextualizar formas simples do pop/rock dos anos 50 e 60 de uma nova maneira, irônica e agressiva, então Blondie, que pegou o estilo de girl group do início e meados dos anos 60 e adicionou um ardor dos anos 70 se encaixava perfeitamente.
Os verdadeiros punks podem ter deplorado o grupo desde o início (nunca tiveram o prestígio dos Talking Heads ou mesmo dos Ramones), mas a arma secreta da Blondie, que foi empregada cada vez mais em sua carreira, era um pop astuto em que eles não só lançavam uma música, mas a celebravam ao mesmo tempo. A questão toda era que você poderia levar Blondie de qualquer maneira, como um pop vigoroso, mas áspero, ou como de vanguarda e os vocais da vocalista Deborah Harry, que combinava o fervor do rock com uma qualidade de um beijo, reforçou isso, assim como o som enérgico e thrash da banda.
Este álbum, lançado pelo selo independente Private Sound, não foi um grande sucesso, mas forneceu um modelo para o futuro
Em 2020, a Rolling Stone incluiu Blondie no número 401 em sua lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos.