No dia 2 de dezembro de 1991 era lançado Mysterious Ways, single do álbum Achtung Baby do U2. Você confere essa e outras faixas do U2 na programação da FWR.
A canção surgiu de uma versão demo improvisada chamada Sick Puppy, com a banda gostando apenas da parte do baixo que Adam Clayton compôs. A banda lutou para construir uma música a partir dela, com o vocalista Bono e o produtor Daniel Lanois discutindo intensamente durante uma sessão de composição. A descoberta só veio depois que o guitarrista The Edge começou a fazer experiências com os pedais de efeitos.
Mysterious Ways alcançou o top dez nas paradas de singles de vários países. Nos Estados Unidos, a canção liderou as paradas Billboard Modern Rock Tracks e Album Rock Tracks e alcançou a posição nove na Billboard Hot 100. A música recebeu elogios da crítica após o lançamento de Achtung Baby, muitos dos quais a consideraram um das faixas de destaque do álbum e que melhor ilustravam a evolução musical da banda no álbum.
Um videoclipe foi filmado em Marrocos com participação de uma dançarina do ventre, Morleigh Steinberg, que acabou se casando com Edge.
Mysterious Ways fez sua estreia ao vivo na Zoo TV Tour em 1992, quando as apresentações foram acompanhadas por uma dançarina do ventre no palco.
A letra descreve como as mulheres frequentemente invadem e dominam os homens; Bono disse: "Às vezes, tenho tendência a idealizar as mulheres".
A acadêmica Atara Stein encontrou um significado religioso na linha "Ela se move de maneiras misteriosas" e no pedido de Bono à mulher para "Levantar meus dias, iluminar minhas noites". Segundo ela, “Paradoxalmente, esse processo de idealização eleva simultaneamente a mulher como um ídolo a ser adorado e a apresenta como uma força potencialmente perigosa que o cantor deve controlar”.