Talking Heads - Psycho Killer - 2 de dezembro de 1977
Álbuns / Singles
Publicado em 02/12/2023

No dia 2 de dezembro de 1977 era lançado Psycho Killer, single do álbum Talking Heads:77. Você confere essa e outras faixas do Talking Heads na programação da FWR.

O hit de estreia da banda apresenta uma letra que representa os pensamentos de um assassino em série.

Originalmente escrita e interpretada como uma balada, Psycho Killer se tornou o que AllMusic chama de uma "new wave/no wave enganosamente funky" com "um ritmo insistente e uma das linhas de baixo mais memoráveis do rock & roll".

Psycho Killer foi a única música do álbum a aparecer na parada Billboard Hot 100, alcançando a posição 92. Alcançou a posição 32 no Triple J Hottest 100 em 1989 e alcançou a posição 11 na parada de singles holandesa em 1977.

A canção foi incluída nas 500 canções que deram forma ao Rock and Roll do Hall da Fama do Rock and Roll.

Psycho Killer ficou instantaneamente associada na cultura popular com os contemporâneos assassinatos em série de Son of Sam (serial killer americano que se confessou culpado de oito ataques a tiros separados na cidade de Nova York durante o verão de 1976). Embora a banda sempre tenha insistido que a música não teve inspiração nos eventos notórios, a data de lançamento do single foi "assustadoramente oportuna" e marcada por uma "sincronicidade macabra".

De acordo com as folhas do rascunho da letra copiadas para a remasterização de Talking Heads: 77 em 2006, a música começou como uma semi-narrativa do assassino realmente cometendo assassinatos. David Byrne diz: "Quando comecei a escrever (tive ajuda mais tarde), imaginei Alice Cooper cantando uma balada tipo Randy Newman. Tanto o Coringa quanto o Hannibal Lecter são muito mais fascinantes do que os mocinhos. Todo mundo meio que tem raízes pelos bandidos dos filmes".

Comentários