No dia 3 de dezembro de 1990 era lançado MCMXC A.D., álbum de estreia do Enigma. Você confere as faixas do Enigma na programação da FWR.
A tentativa de Michael Cretu de fundir tudo, de ritmos hip-hop até cantos gregorianos centenários, cruzando a Euro-disco e as esferas da new age com estilo, não poderia ter sido mais projetada para ajustar o nariz da arte erudita, uma facada alegre e grosseira diretamente no mainstream.
Crédito para Cretu que tem uma mente aberta para tudo o que funciona, e é precisamente por isso que Sadeness, a primeira parte de uma faixa mais longa chamada Principles of Lust, se tornou um sucesso mundial. Fragmentos de monges invocando o Todo-Poderoso deslizam sem esforço dentro e fora de um breakbeat educado, mas ainda forte, cintilantes sintetizadores atmosféricos e linhas de flauta e uma francesa sussurrando de uma forma que soa distintamente mais carnal do que espiritual.
O canto gregoriano foi retirado das gravações de Keppella Antiqua. Isso resultou na ação judicial de Cretu e da Virgin Records por infringir seu "direito de personalidade". O caso foi arquivado depois que Cretu concordou em pagar uma indenização.
O álbum se tornou um sucesso mundial, alcançando o top ten em dez países, incluindo o sexto lugar nos Estados Unidos, onde permaneceu na Billboard 200 por 282 semanas. Sadeness (Part I) liderou as paradas de singles em todo o mundo e continua sendo o single de maior sucesso do Enigma.