No dia 3 de dezembro de 1983 era lançado Amigos em Portugal, álbum do Durutti Column. Você confere as faixas do Durutti Column na programação da FWR.
Amigos em Portugal encontra Reilly trabalhando do mesmo modo do álbum Another Setting, criando cinco belas faixas que combinam seu adorável trabalho de guitarra com piano e outros instrumentos.
Embora quase todos os títulos também sejam em português, nada parece ser especificamente sobre o país ou seu próprio estilo musical, é simplesmente Reilly, trabalhando solo neste caso, criando um trabalho simplificado, mas ainda assim com aquele toque típico de magia Durutti.
A faixa de abertura, a faixa-título em si, na verdade apresenta alguns dos pianos mais ativos que ele já gravou, ainda com controle suficiente para encaixar no restante da música. Os teclados também dominam outras faixas, incluindo Lisboa, uma de suas canções mais francamente belas, e o sopro final de Estoril A Noite.
Com exceção de algumas canções (Lies of Mercy), Amigos em Portugal deixa uma impressão duradoura como uma ponte de transição entre Another Setting e Without Mercy, um documento essencial que soa tão atemporal quanto você esperaria.