No dia 5 de dezembro de 1976 era lançado Oxygène, terceiro álbum de estúdio do músico e compositor francês Jean-Michel Jarre e seu primeiro álbum não destinado a ser usado como trilha sonora. Você confere as faixas do Jean Michel Jarre na programação da FWR.
Jean Michel Jarre, filho do compositor de cinema Maurice Jarre, é um dos verdadeiros pioneiros da música eletrônica. Oxygène é um dos álbuns mais originais de e-music. Ele resistiu ao teste do tempo e à evolução da eletrônica digital.
O estilo de composição de Jarre e seus instintos rítmicos foram seus pontos fortes em 1976. Embora sua popularidade tenha crescido exponencialmente ao longo dos anos, ele nunca alcançou a qualidade desta gravação incrível. A inocência e o frescor fornecem muito de seu charme. As técnicas e habilidade de Jarre fornecem o resto.
Este trabalho épico irá agradar aos fãs de Tonto's Expanding HeadBand, Tangerine Dream, Synergy, Kraftwerk e Klaus Schulze.
Oxygène consiste em seis faixas, numeradas simplesmente de Oxygène Parte I a Parte VI. Foi lançado pela primeira vez na França em dezembro de 1976, pela gravadora Disques Dreyfus licenciada para a Polydor, com um lançamento internacional em meados de 1977.
O álbum alcançou o primeiro lugar nas paradas francesas, o segundo lugar nas paradas do Reino Unido e em 1978 nas paradas dos EUA.