Jim Morrison faria 80 anos hoje. Nascido no dia 8 de dezembro de 1943, James "Jim" Douglas Morrison foi o vocalista da banda The Doors. Você confere as faixas do The Doors na programação da FWR.
Morrison é considerado por críticos musicais e fãs como um dos frontmen mais icônicos e influentes da história do rock.
Junto com Ray Manzarek, Morrison cofundou o The Doors durante o verão de 1965 na Califórnia. A banda passou dois anos na obscuridade até ganhar destaque com seu single número um nos Estados Unidos, Light My Fire. Ele gravou um total de seis álbuns de estúdio com os Doors, todos venderam bem e receberam aclamação da crítica.
Morrison desenvolveu uma dependência ao álcool durante a década de 1960, o que por vezes afetou suas performances no palco.
Ele morreu em 3 de julho de 1971, aos 27 anos. Morrison teria sido encontrado pela sua namorada Pamela Courson na banheira do apartamento. A causa oficial da morte foi listada como insuficiência cardíaca, embora nenhuma autópsia tenha sido realizada, uma vez que não era exigida pela lei francesa. Também foi relatado, por vários indivíduos que afirmam ter sido testemunhas oculares, que sua morte foi devido a uma overdose acidental de heroína.
Sua morte ocorreu dois anos após a morte do guitarrista dos Rolling Stones Brian Jones e aproximadamente nove meses após a morte de Jimi Hendrix e Janis Joplin, todos morreram com 27 anos de idade.
O The Doors chegou a gravar mais dois álbuns após a morte de Morrison, mas eles se separaram em 1973.
O filme The Doors, dirigido por Oliver Stone em 1991, foi duramente criticado por Ray Manzarek entre outros, deixando claro que vários eventos e pessoas retratados no filme eram pura ficção.
Em 1993, Morrison foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll como integrante do The Doors.