No dia 8 de dezembro de 1978 era lançado Public Image: First Issue, primeiro álbum de estúdio da banda Public Image Ltd. Você confere as faixas do PIL na programação da FWR.
Na Inglaterra, um vácuo se abriu após a separação dos Sex Pistols em janeiro de 1978, e muitos fãs punk e grupos rivais estavam impacientes para ver o que o ex-frontman do Sex Pistols, John Lydon, também conhecido como "Johnny Rotten", iria lançar. Desanimado devido aos eventos em seus processos judiciais contra a empresa de gerenciamento do Sex Pistols, Glitterbest, e desgostoso com a cena punk em geral, Lydon estava determinado a criar algo que não fosse punk nem realmente rock como era conhecido em 1978.
Trabalhando com ex-guitarrista do Clash, Keith Levene, o baixista estreante Jah Wobble e o baterista canadense Jim Walker, o Public Image Limited, produziu um álbum que representava o som punk depois que ele se atirou de cabeça e se tornou outra entidade. Abraçando elementos do dub, rock progressivo, ruído e atonalidade e impulsionado pelo egoísmo lírico e predileção por infortúnios, morte e horror de Lydon, First Issue estava entre alguns álbuns selecionados de 1978 que tinham algo duradouro a dizer sobre o futuro do rock. E nem todo mundo em 1978 queria ouvir; os avisos críticos contemporâneos para First Issue foram quase uniformemente negativos ao extremo.
O single de estreia da Public Image Limited, Public Image, também foi incluído em First Issue, e a parte de guitarra de Keith Levene, com suas deliciosas suspensões e síncope mantida sobre o compasso, foi uma partida importante da linguagem de guitarra punk padrão absorvida tão rapidamente por outros (The Pretenders, U2, The Smiths) que ouvintes e músicos esqueceram a origem do som. Isso era punk com o poder do Led Zeppelin, mas sem nenhuma pretensão.