No dia 8 de dezembro de 1997 era lançado Bachelorette, single do álbum Homogenic da Bjork. Você confere essa e outras faixas da Bjork na programação da FWR.
A música foi escrita originalmente para um filme de Bernardo Bertolucci, mas o projeto do filme foi engavetado. A letra de Bachelorette foi escrita por Sjón, amigo e colaborador da cantora.
Como Björk diz em seu site: "Eu queria que a letra fosse épica, então pedi ao meu amigo Sjón, que é um poeta na Islândia, para escrevê-la. Sentamos juntos à mesa da cozinha e bebemos muito vinho tinto e contei a ele toda a história por horas e dias e ele escreveu as palavras dessa história".
A música é carregada de emoção teatral, seguindo o tema do álbum de "batidas e cordas", mas também inclui outros instrumentos como timbales, tímpanos, trompa, acordeão, etc., que tornam a música ainda mais forte e dramática.
O videoclipe surreal foi dirigido pelo colaborador de longa data da Björk, Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembrança), e é uma exploração de auto referência, apresentando uma versão dramatizada do efeito Droste.
A direção de arte do vídeo foi muito elogiada. O vídeo ganhou o prêmio MTV Video Music de Melhor Direção de Arte. Ele também foi indicado ao Grammy de Melhor Vídeo Musical de Curta no 41º Grammy Awards.