Geoff Barrow (Portishead) - 9 de dezembro de 1971
Músicos / Artistas
Publicado em 09/12/2023

Geoff Barrow aniversariante do dia. Nascido no dia 9 de dezembro de 1971, Geoffrey Paul Barrow é o integrante do Portishead. Você confere as faixas do Portishead na programação da FWR.radio.

Barrow também é integrante da banda Beak e do supergrupo de hip-hop Quakers, além de seu trabalho como compositor de trilhas para filmes.

Portishead, formado em 1991, recebeu o nome de uma pequena cidade costeira perto de Bristol, onde Barrow cresceu.

Depois de se envolver em muitas bandas de rock locais, tocando bateria e discotecando em grupos de hip hop, Barrow conseguiu seu primeiro emprego no Coach House Studios como operador de fita logo após sua inauguração em 1989.

Em 1991, enquanto ele conferia a gravação do álbum Blue Lines do Massive Attack, a banda deu-lhe tempo de estúdio para gravar suas próprias ideias. Alguns anos depois, quando o projeto Portishead foi montado, o grupo voltou a gravar Sour Times naquele mesmo estúdio.

No início dos anos 90, Barrow já se destacava como remixer, trabalhando com artistas como Primal Scream, Paul Weller, Gabrielle e Depeche Mode. Além disso, Barrow produziu uma faixa para o Tricky e escreveu canções para Neneh Cherry.

Em 2001, ele fundou a gravadora australiana, Invada Records (cuja lista de artistas inclui artistas como RuC.L e o grupo Koolism, vencedor do prêmio ARIA), junto com Ashley Anderson de Katalyst.

Em 2003, Barrow fundou a Invada UK, um selo musical mais experimental com o parceiro Fat Paul.

Em 2013, Barrow colaborou com Ben Salisbury na trilha do filme de Alex Garland, Ex Machina. Eles também trabalharam juntos no filme Annihilation de 2018.

Em 2016, ele fez a trilha sonora do filme Free Fire, de Ben Wheatley.

Em 20 de setembro de 2018, Barrow, Billy Fuller e Will Young (que substituiu Matt Williams) lançaram seu terceiro álbum do Beak pela Invada Records.

 

Comentários