Em dezembro de 1987 era lançado Wishing Well, single do álbum Introducing the Hardline According to Terence Trent D'Arby do Terence Trent D'arby. Você confere essa e outras faixas de Terence Trent D'Arby na programação da FWR.radio.
A canção alcançou o primeiro lugar no Soul Singles Chart e na Billboard Hot 100 em 1988. Wishing Well foi certificado como Gold, indicando vendas superiores a 500.000, pela Recording Industry Association of America em outubro de 1991.
Escrita por D'Arby e Sean Oliver, D'Arby disse que Wishing Well foi escrita "quando eu estava em um estado de espírito meio adormecido e meio acordado", e que ele "gostou da sensação das palavras".
Martyn Ware do Heaven 17 se juntou a D'Arby na produção da canção, que foi lançada pela CBS Records. Uma vez lançado, Wishing Well, junto com o single de estreia de D'Arby If You Let Me Stay, entrou em rotação pesada na MTV.
D'Arby cantou a música ao vivo no 30º Grammy Awards. Quando o single alcançou o número um na Billboard Hot 100, ficou nas paradas por 17 semanas, o que a tornou a música mais lenta a alcançar o número um desde Sweet Dreams (Are Made of This) de Eurythmics em 1983.
Ben Greenman do The New Yorker credita Wishing Well, junto com outras canções de D'Arby, por "[trazer] a soul music para os anos oitenta". Escrevendo sobre D'Arby para AllMusic, Stephen Thomas Erlewine chamou a música de "funk esparso" e observou como Wishing Well foi seu primeiro grande sucesso nos Estados Unidos. Kathi Whalen do The Washington Post creditou o sucesso da canção à combinação de D'Arby de "soul dos anos 60 e pop anos 80".